O que é a fonoaudiologia?

“A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.”(CFFa, Conselho Federal de Fonoaudiologia)

O fonoaudiólogo atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care (atendimento domiciliar), empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros.

Além disso também trabalha com distúrbios na alimentação, como disfagia e outras dificuldades alimentares. É ele quem reabilita pacientes neuropatas na área de linguagem e alimentação bem como deficientes auditivos. Realiza exames audiométricos, sendo o profissional especializado na audição e na reabilitação de voz.

Essa ciência se volta especificamente para a psicologia, a lingüística, a medicina e a física acústica. Ela aborda os distúrbios da fala, da voz, da audição e da linguagem: no caso, trata-se de problemas de saúde, tais como, gagueira, dislexia (dificuldades em leituras), afasia (dificuldades de compreensão), rouquidão etc.
As quatro maiores áreas abordadas pela fonoaudiologia são: voz, audição, linguagem e motricidade oral.

VOZ
Nesta área, o fonoaudiólogo atua na prevenção e reabilitação dos distúrbios da voz, bem como no aperfeiçoamento da voz de profissionais que a utilizam como forma de trabalho. Trabalhando com a voz, o fonoaudiólogo tem a oportunidade de atuar em clínicas especializadas; empresas de rádio, televisão e telemarketing; escolas de canto e ambulatórios.

AUDIÇÃO
Nesta área, o fonoaudiólogo atua na realização de exames audiológicos, seleção e adaptação de aparelhos para surdez, na habilitação e reabilitação de deficiências auditivas e dos distúrbios do equilíbrio relacionados ao sistema vestibular. Trabalhando com a audição, o fonoaudiólogo tem a oportunidade de atuar em clínicas especializadas, ambulatórios, hospitais e empresas de aparelhos auditivos.

LINGUAGEM

Nesta área, o fonoaudiólogo atua na reabilitação de distúrbios neurológicos que acarretaram problemas na fala e na linguagem, como nas afasias, disartrias, demências entre outras. Também nesta área, o fonoaudiólogo pode atuar na reabilitação de crianças que apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem e dificuldades de aprendizagem. Trabalhando com a linguagem, o fonoaudiólogo pode atuar em clínicas especializadas, ambulatórios, hospitais e escolas.

MOTRICIDADE ORAL
Nesta área, o fonoaudiólogo atua na prevenção e reabilitação das alterações do sistema estomatognático, o qual corresponde à respiração, deglutição, sucção, mastigação e fala.Trabalhando com a motricidade oral, o fonoaudiólogo pode atuar em clínicas especializadas, fazendo parte de equipes interdisciplinares (otorrinolaringologistas, neurologistas, cirurgiões dentistas, entre outros); ambulatórios; hospitais; centros de estética facial, etc.

Deixe um comentário